Sociedade Broteriana
A Botânica na Poesia de António Nobre | António Xavier Pereira Coutinho, 26/11/2021

26 novembro 2021, 16:00, online

A Botânica na Poesia de António Nobre, António Xavier Pereira Coutinho

A futura paisagem florestal da Região Centro | António Campar de Almeida, 29/10/2021

A comunicação foi suscitada pela publicação do IFN de 2015, e que mostra o domínio do pinheiro-bravo e do eucalipto na Região Centro. Como espécies silvícolas com interesse sobretudo económico, apresentam-se essencialmente em povoamentos monoculturais, com os riscos daí decorrentes.

Mostra-se a necessidade de uma diversificação destas florestas, com diversas vantagens, apesar de apresentarem uma única desvantagem no corte das espécies mais rápidas. Propõem-se medidas para essa diversificação.

O grande problema que se detetou, pelo seu comportamento territorial e pela sua evolução, é o das espécies invasoras, em especial das acácias, pela dificuldade em as erradicar das áreas que vão ocupando. Nesse sentido, prevê-se que dentro de algumas dezenas de anos a paisagem florestal da Região Centro estará ocupada fundamentalmente por acaciais e eucaliptais e não pelo montado, para o qual as alterações climáticas pareciam apontar.

António Campar de Almeida – Dep. Geografia e Turismo, FLUC

 

 

As aventuras de Willkomm, Bicentenário do seu nascimento | Fátima Sales, 24/09/2021

Heinrich Moritz Willkomm (1821-1895) foi um professor de botânica multifacetado. Ficou famoso pelo seu trabalho como coletor e taxonomista na Península Ibérica e como ecólogo foi pioneiro em sociologia vegetal.